O que as fotos 3×4 podem nos ensinar


Existe uma frase assim: “sempre dá para ser um exemplo, nem que seja um mau exemplo” – e isso serve direitinho para as fotos de Documentos (tipo 3×4.) Quando estamos falando de retratos as fotos de documentos servem lindamente como um exemplo de tudo que não devemos fazer! Veja só:

1. Distância Focal


O mais indicado para fotos só de rosto são as lentes Teleobjetivas. Lentes Grande-Angulares distorcem a imagem (nariz vira batatinha, orelhas mudam de lugar ou até somem…) e tudo que queremos evitar é distorcer o rosto de nosso retratado, não é? As Teleobjetivas mostram a pessoa o mais próximo possível de sua aparência real.

É claro que quem faz fotos para documentos normalmente não estão nem aí pra isso e acaba fazendo do jeito mais fácil. 99% das vezes as fotos são feitas mais de perto do que deveriam. Isso quando a foto não é feita com uma WebCam (como no Detran aqui do Paraná.)
Abaixo um exemplo pra perceber bem a diferença. A primeira foto foi feita com uma 70mm e a segunda com uma 10mm. Naturalmente as fotos 3×4 não são tão exageradamente distorcidas (só a do meu Passaporte), mas assim dá para perceber a diferença nos dois extremos e tentar evitar uma distorção indesejada.




2. Iluminação

Rostos são “objetos” de três dimensões e normalmente queremos que isso fique claro na fotografia. É por isso que é comum usar como base para iluminação de retratos uma luz principal lateral (45º, pra ser mais exata) e outra de preenchimento, com cerca de metade da potência da principal. Assim conseguimos mostrar a tridimensionalidade do rosto e dar destaque às características mais bonitas da pessoa (preferencialmente escondendo as não tão bonitas.)
Já o setup padrão para fotos de documentos são dois flashs, dos dois lados e com a mesma potência! Isso faz com que cada milímetro do nosso rosto fique iluminado, e assim perdemos a tridimensionalidade. De quebra todo defeito existente fica bem evidente.
É claro que o objetivo da foto de documento não é nos deixar mais lindos, e sim mostrar cada detalhe da nossa fisionomia. Mas na hora de fazer fotos para outras finalidades o ideal é tentar evitar esse setup de iluminação “sem vida.”






3. Expressão

E por fim, mas não menos importante: a expressão. Concordo com a teoria (e acho difícil alguém discordar) que a principal essência de um retrato é  a expressão do fotografado. Seja uma expressão de felicidade, delicadeza, amor e até tristeza, o importante é que aquele retrato passe alguma emoção para quem está vendo.
E, vamos ser sinceros: todo mundo fica com cara de NADA nas fotos de documento xD

(a melhor coisa que existe é usar documento com foto de você criança: pode estar deformada mas continuamos fofinhos.)

A solução para este problema é a direção. Dirigindo nossos retratados de forma a conseguir emoções fortes e genuínas os retratos ficam muito mais interessantes :)
Flavia - por Claudia Regina

E você, tem alguma dica pra evitar ao máximo a aparência de “foto 3×4” nos seus retratos?

Ps.: é bom deixar claro que as fotos de documento cumprem a sua função muito bem! Só estou as usando como “desculpa” para falar um pouco mais do assunto retratos :)




Vi em http://www.dicasdefotografia.com.br/o-que-as-fotos-3x4-podem-nos-ensinar

Penulis : Carolinne Goes ~ Sebuah blog yang menyediakan berbagai macam informasi

Artikel O que as fotos 3×4 podem nos ensinar ini dipublish oleh Carolinne Goes pada hari sábado, 21 de abril de 2012. Semoga artikel ini dapat bermanfaat.Terimakasih atas kunjungan Anda silahkan tinggalkan komentar.sudah ada 0 komentar: di postingan O que as fotos 3×4 podem nos ensinar
 

0 comentários:

Postar um comentário