Fotógrafo transforma pessoas marginalizadas em super-heróis

Ensaio transforma flanelinha em Homem-Aranha, prostituta em Branca-de-Neve e outros tipos “rejeitados” em ícones famosos para ironizar o preconceito

Branca-de-Neve, prostituta de 31 anos



Racismo, intolerância e preconceito são os alvos que o fotógrafo francês Benjamin Béchet atacou com o ensaio “Je suis Winnie l'Ourson” (“Eu sou ‘Winnie, the Pooh’”). No trabalho, ele vestiu pessoas marginalizadas com roupas de super-heróis e de personagens infantis muito conhecidos.
Assim, um flanelinha se transformou em Homem-Aranha, uma prostituta virou Branca-de-Neve, um frentista, Batman, e uma empregada doméstica, Hello Kitty. Essa “brincadeira” quis contestar os pensamentos que simplificam as pessoas segregadas, que são “invisíveis” ou sofrem preconceito.

Batman, frentista noturno de 33 anos

Homem-Aranha, flanelinha de 36 anos


“Isso foi para servir de lembrete de que o que você vê nunca é o que você tem, que as pessoas são sempre mais complexas, que cada identidade é apenas parcial”, diz Béchet. O trabalho foi feito em Roma, cidade que, para o fotógrafo, é palco de uma onda de intolerância e violência contra uma parte da população.
Enquanto fazia as fotos, Béchet percebeu que as pessoas em volta se mostravam curiosas e se divertiam com a situação, mas não tem muitas esperanças de que o preconceito possa diminuir com o tempo.
“Eu temo que a tolerância e o altruísmo não serão conceitos da moda, ainda mais em contextos de crises”, afirma. Confira ao lado as imagens que ele registrou no ensaio.

Pateta, camelô de 54 anos

Mickey, sem-teto de 48 anos

Hulk, artista de metrô de 44 anos

Pato Donald, vendedor de flores de 51 anos

Hello Kitty, empregada doméstica de 42 anos

Minnie, faxineira de 41 anos

Winnie, the Pooh, pedreiro de 53 anos



Vi em http://exame.abril.com.br/

Penulis : Carolinne Goes ~ Sebuah blog yang menyediakan berbagai macam informasi

Artikel Fotógrafo transforma pessoas marginalizadas em super-heróis ini dipublish oleh Carolinne Goes pada hari segunda-feira, 5 de março de 2012. Semoga artikel ini dapat bermanfaat.Terimakasih atas kunjungan Anda silahkan tinggalkan komentar.sudah ada 0 komentar: di postingan Fotógrafo transforma pessoas marginalizadas em super-heróis
 

0 comentários:

Postar um comentário